sábado, 25 de julho de 2009

Fazendo ecologia de verdade

(25/07/09)

Ecologia – do grego “oikos", “casa” e "logos", “estudo”. Ou seja estudo do local onde se vive e da interação do ser vivo com este ambiente.
Ela e seus derivados, ecológico, ecologicamente correto, dentre outros, tornaram-se palavras da moda, evocadas a torto e a direito, como sinônimo de preservação ambiental, de preocupação com o meio ambiente e de consciência para com o planeta. E em nome desta tal ecologia surgem a cada dia mais e mais programas de salvaguarda do planeta, tais como:

- Energia renovável : são as fontes de energia inesgotável e alternativas aos tradicionais petróleo, carvão, gás natural e energia nuclear, como a energia solar, a energia eólica ou dos ventos, a energia hidráulica, a energia maremotriz, a energia geotérmica, os biocombustíveis, etc...

- Reciclagem: é o reaproveitamento de material beneficiado, transformando-o em matéria prima para novos produtos, onde destacam-se os produtos de papel, vidro, metal e plástico.

- Reaproveitamento: é uso, em uma atividade, de material já utilizado em uma outra finalidade, sem que este material tenha que ser convertido em matéria prima.

- Consumo consciente: é consumir, de forma voluntária, apenas bens e produtos realmente necessários e nas quantidades efetivamente indispensáveis à vida.

- Sustentabilidade: é configurar as atividades humanas de forma a permitir o progresso e o desenvolvimento de forma planejada e organizada, sem que haja prejuízo para a biodiversidade e para os ecossistemas naturais.

- Neutralização de emissões de carbono: é a atividade voluntária que se propõe a implantar medidas que contrabalancem as emissões de carbono realizadas pelas atividades cotidianas de pessoas e empresas, de uma maneira geral através do reflorestamento e do uso de energia limpa.

Todos eles, e muitos outros, são programas louváveis, mas que não atingem o âmago da questão ambiental, o fator mais poluente de todos e que se encontra mascarado sob cada um dos itens acima, uma praga que infesta o planeta e vem destruindo sistematicamente cada metro quadrado do planeta: o homem e o seu suposto progresso.

Não existe nenhuma atividade humana “civilizada” que não seja altamente prejudicial ao planeta. Não importa sua convicção política ou religiosa, o tipo de sua dieta alimentar ou sua atitude face à ecologia: você é prejudicial ao planeta. O simples fato de ler este texto é prejudicial ao planeta.

Então a única atitude absolutamente correta em termos de ecologia é cada habitante deste planeta subir em uma torre armado de um rifle de longo alcance, matar de dez a vinte transeuntes incautos e em seguida suicidar-se. Porém, tenho poucas esperanças de que isso venha a ocorrer em um curto prazo.

Assim defendo algo menos radical, exeqüível e que é a única forma efetiva de respeito ao meio ambiente : controle de natalidade. Como na China, cada casal existente no planeta teria direito a ter apenas um filho. Paulatinamente a população mundial seria reduzida a níveis aceitáveis e naturalmente sustentáveis. Qualquer outra forma de sustentabilidade é ilusória, já que populações maiores gerarão consumos maiores de bens e energia. Hoje somos quase 7 bilhões de bocas, olhos, mentes e corpos ávidos por bens de consumo e alimentos, excretando quantidades astronômicas de lixo e dejetos. Até 2050 seremos 20 bilhões. Não há recursos suficientes para proporcionar os prazeres da vida moderna a essa quantidade absurda de gente.

Os economistas de plantão argumentariam que uma redução populacional acarretaria um colapso econômico-financeiro no mundo, com repercussões catastróficas. Porém a falta de recursos para viabilizar esta mesma economia, mais cedo ou mais tarde causará o mesmo efeito.

Desta forma, somente uma coisa é certa: a redução da população mundial é necessária e será realizada de qualquer forma. Se o homem não encontrar uma forma suave de harmonizar-se com a natureza, esta usará dos meios necessários para realizar tal harmonização, nem que seja necessária a utilização de suas mais extremas ferramentas: a fome, a peste, a guerra e a morte de alguns bilhões de pessoas.

4 comentários:

  1. Puta que pariu! Demais!!! Nao so em termos de ecologia, como tambem em termos de melhoria de qualidade de vida em geral das pessoas e reducao da pobreza (ja que, na grande maioria dos casos, quanto menos recursos financeiros um casal dispoe, maiores as chances desse ter 10 filhos). Concordo 100% com voce, controle de natalidade e a unica coisa que pode salvar o planeta, e a especie humana da sua auto-destruicao.

    ResponderExcluir
  2. Matar um por um não dá... devemos sim explodir algumas cidades. Retiramos todos os animais antes, fazemos o controle de natalidade neles e no lugar dessas cidades, criamos grandes parques ecológicos... já tenho algumas na lista.

    ResponderExcluir
  3. O Brasil precisa de inteligências assim! E não o que nos houve em tanto tempo!

    O mais profundo do Partido dos Trabalhadores é o seguinte:
    Vive apenas da abstração virtual de propagandas bem elaboradas, ao estilo de João Santana.

    A propaganda e publicidade de marketing político ao estilo de João Santana? Sim! por muitos e muitos anos a fio. Cansativo e uma verdadeira “lavagem cerebral” política. Tornar o barango do PT, “elegante” (do PT®).

    O Brasil vive consequência de nosso passado político bem atual (2 décadas).
    Fome, falta de moraria, atraso, breguices, escolas ruins, falta de hospitais: concreto…
    O resto são frasinhas® poderosas:

    Fatos bem recentes na política brasileira. Veja:
    A “Copa das Copas®” do PT® em vez de se construir hospitais, construiu-se prédios inúteis! A Copa das Copas®, do PT© e de lula©.

    Nada fez em 13 anos para esse mal brasileiro horroroso. Apenas propagandas e propagandas e publicidade. Frasinhas.

    Qual o poder constante da propaganda ininterrupta do PT®?

    Apenas um frio slogan, o LUGAR DE FALA do Petismo® (tal qual “Danoninho© Vale por Um Bifinho”/Ou: “Skol®: a Cerveja que desce Redondo”/Ainda: “Fiat® Touro: Brutalmente Lindo”). Apenas signos desubstancializados. Sem corporeidade.

    Aqui a superficialidade do PETISMO®:
    Signos descorporificados. Sem substância. Não tem nada a ver com um projeto de Nação. Propaganda:
    Nem tudo que é legal é honesto. O PT® nos induz ao engodo com facilidade:

    0. “Pátria Educadora™” [Buá; Buá; Buá].
    1. “Saúde não tem preço®”
    2. “Coração Valente©” (super fake)
    3. “A Copa das Copas®”
    4. “Fica Querida©”
    5. “Impeachment Sem Crime é Golpe©” [lol lol lol]
    6. “Foi Golpe®”
    7. “Fora Temer©”
    8. “Ocupa Tudo®”
    9. “Lula Livre®”
    10. “Ele não®”.
    11. “O Brasil Feliz de Novo®” (fake)
    12. “Lula é Haddad Haddad é Lula®” [kkk]
    13. “®eleição sem Lula™ é fraude” [kuá!, kuá!].
    14. “Minha Casa, Minha Vida©”
    15. “Pronatec©”
    16. “Haddad® agora é verde-amarelo®” [rsrs].
    17. “Bolsa Família®”
    18. “LUZ para todos™”(kkk).
    19. (…e agora…): “Ninguém Solta a Mão de Ninguém©”
    20. “Água para todos©” (é mesmo?)
    21. “Mais Médicos®”,
    22. PT® = “Controle social da mídia” [™] (hi! hi! hi!): desejo do petismo.
    23. “Brasil Carinhoso©” [que momento açucarado].
    24. “bela, recatada e do lar®” PT é uma piada ridícula!
    25. “Rede cegonha©”
    26. “SKOL®: a Cerveja que desce RedondO”.

    PT© é vigarista e aderente ao charlatanismo. Eis aí a pálida fachada petista.
    o PT é barango.
    Vive de ótimos e calculados mitos propagandísticos.
    O PT© pratica lavagem cerebral.
    O tal de: “me engana que eu compro”.
    PT® e PCdoB® são o Kitsch políticos. Bregas e barangos. Nivelam tudo por baixo. A arte, a cultura e a educação. Sobretudo a educação das curuminhas e curumins do Brasil inteiro.

    ResponderExcluir
  4. AO pensar é preciso expressar aquilo que as faculdades não falam. O "lado obscuro da lua":

    Eis aí a pura e profunda realidade sociológica e filosófica:

    Com a “Copa das Copas®” do PT®, em vez de se construir hospitais, construiu-se prédios inúteis!
    A Copa das Copas®, do PT© e de lula©. Sempre se utiliza de propaganda, narrativas e publicidades sofisticadas e bem feitas para enganar e praticar lavagem-cerebral nos meios de comunicação. Não se desenvolve a imaginação.

    Precisamos sim de alta cultura. Não de cultura de massas. Indústria cultural.

    O pessoal de nossas escolas precisa de Machado de Assis. Villa-Lobos. Drummond. Kafka. Graça Aranha, Aluísio de Azevedo, do Maranhão. Rachel de Queiroz.

    O que precisamos de mais no Brasil é de escolas. E das boas: de qualidade.
    As escolas EaD, à distância (atual, devido a pandemia) são péssimas.
    Não se aprende bem. O que mais o Brasil precisa na real e atualmente é de alta literatura. Alta cultura. Mas escolas sobretudo. O PT é barango. O Kitsch político contemporâneo.

    ResponderExcluir